Você está em: Turista

Praias e Lagoas

  • Praia de Atafona

    Praia de Atafona

    Em meio às ruínas, a poesia de um lugar inesquecível. Atafona impressiona com o processo de transgressão do mar, a invasão das águas sobre o continente, que começou nos anos 60. O cenário inspira pesquisadores, poetas e cineastas.

    Atafona, nome de origem árabe, significa “moinho de vento”. Tem segundo maior delta do país e também o terceiro clima medicinal do mundo. Parada obrigatória para quem visita o município. Distância da sede – 3 km.

  • Praia e Lagoa de Grussaí

    Praia e Lagoa de Grussaí

    Ideais para quem quer aproveitar os agitos do verão. É nesta praia que acontecem alguns dos principais shows na alta temporada, atraindo grande público. A praia traz algumas curiosidades, como o nome, Grussaí, que vem de um pequeno caranguejo chamado “grauçá-y”.

  • Praia do Chapéu de Sol

    Praia do Chapéu de Sol

    No inicio do século XX, moradores de Atafona e veranistas tinham o costume de usar guarda-sol, ao qual chamavam de chapéu de sol. Daí o nome da praia. Segundo relatos, o local estimula fenômenos de cura e aparição de ETs. Há, inclusive, uma casa em formato de disco voador. Fica entre Atafona e Grussaí, distante 6 km da sede.

  • Lagoa e Praia de Iquipari

    Lagoa e Praia de Iquipari

    Para relaxar e aproveitar o contato com a natureza. Isso é possível para quem visita Iquipari. O local tem mar e lagoa com mata preservada e fauna nativa. Soma-se a isso um grande potencial para atividades de ecoturismo como, por exemplo, as trilhas ecológicas. É ainda ideal para a pesca de anzol. A restinga de Iquipari possui uma enorme biodiversidade. Iquipari, nome de origem indígena, já foi chamada de Lucrécia e Guipary (que significa águas espinhentas). Distante de Grussaí: 3 km

  • Barra do Açu e Lagoa Salgada

    Barra do Açu e Lagoa Salgada

    A praia recebe muitos turistas no verão, que vão em busca de um lugar tranquilo. Vale também fazer uma visita à Lagoa Salgada, ou do Salgado. O lugar apresenta colônias de bactérias fossilizadas e formações calcárias milenares. É considerada a única na America do Sul, com seus biohermas estromatólitos carbonáticos que datam do período pré-cambriano. Sua importância geológica e paleontológica poderá ser comparada com outras poucas ocorrências semelhantes. Cerca de 12 livros já foram escritos sobre a Lagoa, em cujo entorno está a capela de Santana. O local é parada obrigatória de aves migratórias. A Lagoa foi tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A região do Açu vive a expectativa de grande desenvolvimento com a chegada do SuperPorto do Açu.

  • Passarelas de Acessibilidade

    Passarelas de Acessibilidade

    Nas praias de Grussaí e Chapéu de Sol foram construídas as passarelas de madeira com aproximadamente 132 metros e possibilita o acesso dos portadores de necessidades especiais até a beira da praia. Cadeiras anfíbias estão à disposição. São João da Barra é o primeiro município do Brasil a implantar esse recurso, em respeito ao cidadão.