Ação pelo Dia Mundial da Hipertensão 

ESF do carrapicho realiza atividade na quinta-feira, 16 de maio


14/05/2019 - Saúde

(Gabriela Hintz)

A Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio do programa Hiperdia, realizará na próxima quinta-feira, 16 de maio, uma ação na ESF do Carrapicho, em Atafona, às 9h, para lembrar o Dia Mundial da Hipertensão (17/05). O tema é “Conheça seus números. Seja 12 x 8”.

O evento vai contar com profissionais técnicos da Atenção Básica e da unidade de saúde e, durante a manhã, serão realizadas aferições de pressão arterial visando alertar e prevenir a população para as consequências da hipertensão no organismo, com especial destaque para o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com a coordenadora do programa, Cátia Assis, a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

Entre os principais fatores que podem levar à hipertensão estão o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).

A adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, são fatores importantes na prevenção da doença que, na maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada.