Alfaletrando debate Organização do Trabalho Pedagógico

Projeto prevê a inserção de novas práticas alfabetizadoras visando a qualidade do ensino

12/03/2019 - Educação

(Mônica Terra)

A secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra, por meio da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I, realizou esta semana o primeiro curso de formação continuada (2019) do projeto Alfaletrando, que visa ampliar o conhecimento sobre práticas alfabetizadoras para professores de 1º e 2º anos para que desenvolvam em sala de aula novas técnicas educacionais, melhorando a aprendizagem dos alunos.

Aproximadamente 75 professores participaram dos dois dias de aprendizado, quando foi apresentado o tema: Organização do Trabalho Pedagógico, ministrado pelas coordenadoras Érika Alves e Wanessa Vilella, que possuem ampla experiência na área educacional.

A intenção das coordenadoras é tornar a prática do professor bem diversificada, apresentando novos caminhos para os desafios que eles encontram quando o aluno apresenta dificuldades de aprendizagem.

- O Alfaletrando tem como base o vínculo e a partilha. A cada encontro percebemos que formamos um time de alfabetizadores que, apesar de todas as dificuldades cotidianas, possuem em comum o mesmo objetivo: promover educação de qualidade para os nossos alunos. Os espaços de discussão ofertados pelo Alfaletrando enriquecem a prática pedagógica e ampliam o olhar do professor de maneira significativa - enfatizaram as coordenadoras.

O Alfaletrando integra o Programa Educa-Ação, lançado em fevereiro, e que trata da transição do atendimento educacional de tempo parcial para o integral, em experimento na rede municipal de ensino, assim como a capacitação dos professores.