Creche de Barcelos promove projeto “Corredor Cultural”

Projeto reúne 168 obras artísticas produzidas por alunos, professores e auxiliares


05/12/2018 - Educação

Previous Next

(Mônica Terra)

Uma ideia, criatividade e várias mãos deram vida ao projeto “Corredor Cultural”, desenvolvido por alunos e professores da Creche Municipal Maria da Conceição dos Santos Campos, em Barcelos, 6º distrito de São João da Barra. Os trabalhos consistem em releituras de artistas de renome, e estão expostos no pátio da creche para visitação dos pais de alunos até sexta-feira, 7.

A sugestão de produzir uma obra a cada mês, de acordo com um tema específico, foi da professora Ana Paula Motta, que teve a ideia abraçada por todas as professoras, equipe técnica e direção da escola, transformando o espaço escolar em um lugar ainda mais criativo com base em uma aprendizagem significativa.

Os artistas são os alunos da Educação Infantil e Pré-escola, que retratam nas 168 obras temas como alimentação, circo junino, primavera, folclore, brincadeiras de criança, respeito e outros, embasados no tema anual da Secretaria de Educação e Cultura: "Leitura e escrita: múltiplas linguagens, novos olhares”.

- Através destes trabalhos realizados durante o ano letivo, conseguimos cumprir com o objetivo principal, que é estimular as múltiplas linguagens que a criança usa para se expressar na educação infantil transfigurada em material concreto, aprimorando os olhares - frisou Ana Paula, que ainda destacou a importante colaboração da pedagoga Maria Tereza Lourenço durante todo o processo de construção. 

As obras foram produzidas com o uso de várias técnicas artísticas, como pintura, colagem, modelagens com tintas, cola, papéis de várias texturas, areia colorida, papelão e outros.

Para a diretora Giselly Pedro, “este é um momento de prestigiar o rico trabalho dos alunos, de entender suas percepções sobre os diversos temas, e contribuir cada vez mais para uma educação de qualidade, além de despertar o interesse das crianças pela cultura”, frisou.

Prestigiaram o projeto “Corredor Cultural”, a subsecretária de Educação e Cultura, Denise Gomes, e as coordenadoras da Educação Infantil, Lucelina Rangel e Luciana Paula.