Mostra Pedagógica na rede municipal

Evento foi realizado nesta quarta-feira em 23 unidades do Ensino Fundamental I

12/09/2018 - Educação

(Gabriela Hintz)

A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra (Semec) promoveu, nesta quarta-feira, 12, a Mostra Pedagógica dos Profissionais do Ensino Fundamental I, nas 23 unidades do 1º ao 5º ano da rede municipal. O evento acontece no mês em que se comemora o Dia Mundial da Alfabetização e contou com apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo do 1º semestre, que envolvem aprendizagem, criatividade, brincadeiras, alimentação saudável e cultura.

A organização é da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I. Desde 2017, a Semec inseriu no seu calendário de eventos a celebração em alusão ao Dia Mundial da Alfabetização, 8 de setembro.

A Mostra Pedagógica tem como objetivo apresentar o trabalho realizado com os alunos, para as famílias e comunidade, mostrando o desenvolvimento das crianças dentro da sala de aula. Mas o grande público foram os próprios alunos que visitaram a exposição dos colegas das outras turmas, compartilhando experiências.

A diretora do Ciep Municipalizado Profª Gladys Teixeira, Fernanda Nunes, destacou o empenho dos professores na construção do conhecimento e da realidade vivida pelas crianças e a oportunidade da construção de novas aprendizagens por meio das atividades propostas.

Segundo as coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental I, Wanessa Vilella e Érika Alves, durante a mostra foram apresentados os materiais produzidos e utilizados na prática docente. O ponto alto do evento é desenvolver nos alunos a autonomia e o protagonismo, visto que os mesmos apresentam suas vivências aos visitantes.

A Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I acredita que atividades como essas desenvolvem o potencial criativo dos alunos, encorajando-os frente a novos desafios com autonomia. “Cada vez mais é preciso dar visibilidade às produções que acontecem no chão da escola, pois é nesse espaço que a Educação se faz”, destacaram.