Oficinas de artesanato no CMAEE

Projeto Caminhos de Barro, da Uenf, desenvolve atividade terapêutica com os alunos da instituição


09/07/2018 - Educação

Previous Next

(Mônica Terra)

A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra, por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Cenilson Rocha do Amaral, desenvolve juntamente com o projeto Caminhos de Barro, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) oficinas de artesanato com alunos da instituição.

Escolha do barro, moldagem a mão, secagem, esmaltação e queima são etapas executadas até os objetos chegarem ao produto final. Sendo assim, os alunos participam de um trabalho que tem início, meio e fim, permitindo reconhecer a capacidade intelectual.

São confeccionadas peças com os temas trabalhados durante o período letivo, como Dia das Mães, Páscoa, Natal, além de peças decorativas, que são expostas na escola. A diretora da instituição, Silvana Caldas, comenta que muitas das peças como a imagem de animais e porta retratos são as preferidas dos alunos, que levam para presentear os familiares.

A atividade, terapêutica, desenvolve a criatividade, a concentração, as relações interpessoais, coordenação motora fina, e consequentemente o desenvolvimento escolar. Segundo a pedagoga Luciane Timóteo, as mães dos alunos são envolvidas na ação, estimulando a participação das crianças.

Caminhos de Barro acontece na CMAEE desde o 2º semestre de 2017, e de acordo com a diretora do projeto, Idamara Rizzo, o trabalho com a cerâmica é transformador, proporcionando além, da inclusão, a autoestima.