Solenidade de encerramento do Pnaic em SJB

Programa atendeu 250 professores alfabetizadores. Iniciativa segue através do Programa Municipal Alfaletrando

10/06/2018 - Educação

(Mônica Terra)

A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou no sábado, 9, solenidade de encerramento do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em Barcelos. O encontro reuniu professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano das unidades escolares do município. O secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, esteve presente, assim como as coordenadoras Érika Alves e Wanessa Vilella, do suporte pedagógico.

O Pnaic é um programa do governo Federal e teve início em 2013. De acordo com as coordenadoras, entre os princípios destacam-se a formação continuada e em serviços onde a promoção da reflexão e mudança de prática em sala de aula, através de metodologias diversificadas, foram alcançadas em seis anos do projeto.

Aproximadamente 250 professores alfabetizadores integraram o projeto, e aperfeiçoaram as práticas de alfabetização, letramento e matemática, além de adquirir um novo olhar para a criança, construir sua identidade profissional, fortalecer o vínculo entre o docente e o coordenador pedagógico e, enfim, a autoria do professor docente conquistada através de relatos de experiências e vivências publicados em um livro pela UFRJ.

A professora Patrícia Barbosa, que atua na rede há sete anos, destacou a importância do Pnaic. “O curso me desafiou e, em consequência, melhorou minha prática, e os educandos ganharam um ensino mais individualizado, de acordo com a forma e a aquisição de aprendizagem. A educação continuada é o caminho para um ensino de qualidade”, ressaltou.

De acordo como secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, o Pnaic deixou um legado de práticas educativas planejadas e intencionais na alfabetização do município. “Mais uma vez São João da Barra se coloca em posição de vanguarda, pois, mesmo diante do encerramento do Programa no âmbito federal, o município segue com a ideologia do pacto através do Alfaletrando – um programa municipal de Formação Continuada de Práticas Alfabetizadoras – que visa fortalecer a alfabetização, enquanto processo contínuo, integrado e planejado. Estamos felizes pela história que nossos educadores construíram através do Pnaic e confiantes de que o mesmo servirá de base para o sucesso do Alfaletrando”, frisou.

Estiveram presentes, além das professoras e professores, as formadoras do PNAIC, Joice Sena, Luciana Paula, Adriana Maria Salles e Máxima Oliveira dos Santos. Durante o encontro, houve participação de alunos da Educação Infantil, com apresentação teatral.