Curso AIDPI Neonatal em São João da Barra

Capacitação acontece na segunda edição, sendo direcionada a médicos e enfermeiros da rede municipal

16/05/2018 - Educação

(Gabriela Hintz)

O curso de Aten??o Integrada ?s Doen?as Prevalecentes na Inf?ncia (AIDPI Neonatal), promovido pela Secretaria de Sa?de de S?o Jo?o da Barra, est? acontecendo em sua segunda edi??o, entre os dias 16 a 18 de maio, das 9h ?s 17h no audit?rio municipal, em S?o Jo?o da Barra.

As aulas s?o ministradas pela m?dica pediatra Ana Rachel e as enfermeiras Juliana Alves e Geiza Retameiro, capacitadas pelo Minist?rio da Sa?de. A capacita??o ? direcionada a m?dicos e enfermeiros que atuam nas unidades de ESF e UBS do munic?pio.

De acordo com a pediatra Ana Rachel, a AIDPI Neonatal ? uma estrat?gia que permite aos profissionais capacitados pelo Minist?rio da Sa?de avaliar, classificar e tratar precocemente as principais doen?as e fatores de risco que afetam crian?as de zero a dois meses de idade.

?O munic?pio foi o primeiro do Norte Fluminense a oferecer o curso, que teve sua primeira turma capacitada no m?s de abril. Agora, estamos trabalhando com a segunda equipe, para que todos esses profissionais estejam preparados para identificar precocemente os riscos e diminuir a mortalidade materno-infantil?, explicou.

A proposta do AIDPI Neonatal ? fortalecer e qualificar o atendimento no primeiro n?vel de aten??o, instrumentalizando os profissionais para que eles possam conduzir os casos de forma r?pida e adequada, contribuindo para aprimorar as pr?ticas de tratamento e atendimento em sa?de neonatal, melhorando o conhecimento para a preven??o de doen?as e promo??o da sa?de.

Para a enfermeira obst?trica Tathiana Gomes Durand, o curso veio refor?ar o protocolo que j? acontece na rotina de trabalho. ?Estamos tendo a oportunidade de aprimorar as pr?ticas profissionais de tratamento e atendimento em sa?de neonatal que j? aplicamos em nosso dia a dia?, salientou a enfermeira.