Curso AIDPI Neonatal em São João da Barra

Capacitação acontece na segunda edição, sendo direcionada a médicos e enfermeiros da rede municipal

16/05/2018 - Educação

(Gabriela Hintz)

O curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalecentes na Infância (AIDPI Neonatal), promovido pela Secretaria de Saúde de São João da Barra, está acontecendo em sua segunda edição, entre os dias 16 a 18 de maio, das 9h às 17h no auditório municipal, em São João da Barra.

As aulas são ministradas pela médica pediatra Ana Rachel e as enfermeiras Juliana Alves e Geiza Retameiro, capacitadas pelo Ministério da Saúde. A capacitação é direcionada a médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de ESF e UBS do município.

De acordo com a pediatra Ana Rachel, a AIDPI Neonatal é uma estratégia que permite aos profissionais capacitados pelo Ministério da Saúde avaliar, classificar e tratar precocemente as principais doenças e fatores de risco que afetam crianças de zero a dois meses de idade.

“O município foi o primeiro do Norte Fluminense a oferecer o curso, que teve sua primeira turma capacitada no mês de abril. Agora, estamos trabalhando com a segunda equipe, para que todos esses profissionais estejam preparados para identificar precocemente os riscos e diminuir a mortalidade materno-infantil”, explicou.

A proposta do AIDPI Neonatal é fortalecer e qualificar o atendimento no primeiro nível de atenção, instrumentalizando os profissionais para que eles possam conduzir os casos de forma rápida e adequada, contribuindo para aprimorar as práticas de tratamento e atendimento em saúde neonatal, melhorando o conhecimento para a prevenção de doenças e promoção da saúde.

Para a enfermeira obstétrica Tathiana Gomes Durand, o curso veio reforçar o protocolo que já acontece na rotina de trabalho. “Estamos tendo a oportunidade de aprimorar as práticas profissionais de tratamento e atendimento em saúde neonatal que já aplicamos em nosso dia a dia”, salientou a enfermeira.