Formação para professores da rede neste fim de semana

Encontro acontece na escola Elysio de Magalhães, em Barcelos, de 8h às 12h

13/04/2018 - Educação

(Mônica Terra)

Professores da rede municipal de São João da Barra participam neste sábado, 14, de mais uma formação continuada.  O Programa de Formação de Práticas Alfabetizadoras Alfaletrando, direcionado aos professores do 1º ao 3º ano, e a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para os professores da Educação Infantil (pré-escola 1, pré-escola 2), acontecem de 8h às 12h, na escola Elysio de Magalhães, em Barcelos.

A iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura, desenvolvida pelas coordenações Pedagógicas do 1º segmento e da Educação Infantil tem por finalidade rever a prática de ensino e propor discussões das metodologias, aprimorando o conhecimento dos professores e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos.

A formação ocorrerá durante todo ano, uma vez por mês, sempre aos sábados. Esta semana, os professores do Alfaletrando ficarão organizados por ano de escolaridade, facilitando os debates sobre as especificidades e metas de cada ano de escolaridade, apoiados em embasamento teórico. “A proposta é, ao final, realizarmos uma reflexão do trabalho desenvolvido em sala de aula”, disse Érika Alves, coordenadora do 1º segmento e coordenadora Municipal do Pnaic.

Já os professores do Pnaic serão organizados por grupos de escolas e a ideia é levar práticas e experiências de leitura e escrita. “Vamos propor uma reflexão sobre a alfabetização e o letramento neste segmento, buscando avanços na aprendizagem”, ressaltou Wanessa Vilela, formadora local do Pnaic na Educação Infantil, e também coordenadora do 1º segmento.

Também integra a equipe do Alfaletrando Joyce Sena, Luciana Paula. E a do Pnaic, Adriana Sales e Máxima Santos.