Trabalhos Pedagógicos pelo Dia Internacional da Mulher

Palestras e demais ações aconteceram em escolas da rede municipal de São João da Barra

08/03/2018 - Educação

(Mônica Terra)

Escolas municipais de São João da Barra promoveram durante a semana ações em referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A data, oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975, marca o processo de lutas e conquistas da mulher em questões como o mercado de trabalho, igualdade de gêneros, direitos sobre o seu próprio corpo, dentre outros.

Em Mato Escuro, a escola José Alves Barreto desenvolveu um ciclo de palestras direcionado a professores e equipe técnica, e alunos da Educação de Jovens e Adultos, respectivamente, ministradas pela orientadora educacional, Andréa Sá, e pela coordenadora da UBS Félix de Sá, Hélia Simões. Também foi trabalhado o empoderamento da mulher com alunos do 6º ao 9º ano.

A criação de frases relacionadas à data foi termômetro para uma análise sobre a visão dos meninos sobre a mulher. “Interessante foi observar a valorização e respeito por parte dos meninos, que acreditam não haver diferenças nas competências e capacidade entre os gêneros”, disse a diretora Cláudia Oliveira.

A escola Manoel Alves Rangel, em Quixaba, registrou o momento com os alunos a partir da confecção de cartazes com foco no empreendedorismo da mulher.

– A escola é um lugar de aquisição do conhecimento, de formação do cidadão, e todos os temas devem ser explorados pedagogicamente, de forma que nossos alunos entendam que vivemos em uma sociedade igualitária e justa – pontuou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.