Aprender Brincando nas unidades escolares

Iniciativa teve como base a promoção da aprendizagem aliada à brincadeira fora da sala de aula.

19/05/2017

As unidades escolares de São João da Barra propiciaram aos seus alunos um momento diferenciado na quinta-feira, 18, ao aderir à campanha “Dia de Aprender Brincando”. A iniciativa teve como base a promoção da aprendizagem aliada à brincadeira fora da sala de aula. Uma experiência ao ar livre que contribui para o desenvolvimento integral da criança. Esta é a segunda edição.

Outra importante campanha lembrada na mesma ocasião foi o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com o slogan “Faça Bonito”, e representado por uma flor. O assunto foi debatido nas escolas, reafirmando a responsabilidade da sociedade em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.

“Aliando as duas campanhas entendemos que os desafios dentro da escola são grandes. Estamos empenhados em propiciar uma educação agregadora, com um único objetivo: ter êxito no processo de aprendizagem. Os professores e equipes envolvidos nos trabalhos realizados estão de parabéns pela criatividade, competência e comprometimento”, disse a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira.

A Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino EJA foram os responsáveis por dinamizar a campanha na rede municipal. “O ato de brincar é uma oportunidade que vai muito além dos conteúdos do currículo escolar. A aprendizagem através da brincadeira acontece com significado, pois a ludicidade possibilita o desenvolvimento integral da criança. Entendemos que as aulas não podem acontecer apenas ‘no quadro e giz’. É preciso que o professor seja pesquisador e leve estratégias diversificadas para o contexto escolar”, afirmou a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Érika Alves.

Os alunos participaram de bingo matemático, atividade de corpo e movimento, bingo alfabético, passa ou repassa, boliche das vogais, desafio da amarelinha, releitura de histórias, dentre outras tantas brincadeiras. “Gostei bastante de estudar e brincar ao mesmo tempo, fora da sala de aula”, disse a estudante Yasmim Oliveira.

Aprender e brincar são direitos de toda a criança e adolescente, conforme consta na constituição brasileira. “Foi muito significativo o ‘Dia de Aprender Brincando’. Os alunos aprenderam de forma lúdica e divertida os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento social, cognitivo e psicomotor”, esclareceu Liliana Anunciação, diretora da escola Professora Dionélia Gonçalves Santos, em Atafona. A ideia é promover ações como essa durante todo o ano letivo.