Defesa Civil     14/11/2013

Defesa Civil na Escola implantado no município

Objetivo é levar orientação como forma de se prevenir e lidar com situação de emergência.

Por: Orlênia Maria

A Prefeitura de São João da Barra implantou o Programa Defesa Civil na Escola nesta quinta-feira, 14, no Ciep 265 Municipalizado Profª Glayds Teixeira, na sede do município. Todas as escolas da rede municipal de ensino serão beneficiadas com o programa que visa informar, orientar e transmitir conhecimentos para alunos, professores, diretores e demais funcionários sobre o que é princípio de incêndio, quais são as classes de incêndio e como operar o aparelho extintor numa emergência.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Adriano Assis, reuniu os alunos na quadra de esporte do CIEP para uma palestra sobre o tema e fez demonstração de como apagar o fogo no botijão de gás e em líquidos inflamáveis. “É importante ressaltar que a não utilização correta do extintor pode intensificar o incêndio e comprometer a segurança dos indivíduos”, comentou.

A equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é composta pelo subsecretário de Defesa Civil Welligton Barreto e pelos agentes Daniel Barbosa, José Luiz e Sidney Xavier.  O agente de Defesa Civil Sidney Xavier orientou os alunos sobre a utilização correta  de cada tipo de extintor nas classes de incêndio. “Classe A, fogo em materiais sólidos como madeira, papel, tecido e borracha.  Classe B, líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. E classe C - Incêndio em equipamentos elétricos energizados”, ressaltou o agente.