Defesa Civil     29/10/2013

Prefeitura realiza obra de nivelamento do dique

A medida é preventiva e tem a finalidade de minimizar os desgastes do dique de São João da Barra.

Por: Fabrício Berto

A Prefeitura de São João da Barra através da Defesa Civil e das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Serviços Públicos está realizando obra de nivelamento no trecho do dique às margens do Rio Paraíba do sul na localidade do Viana, dentro da propriedade do produtor rural Getúlio Alvarenga. A previsão é de que no final desta semana o serviço esteja concluído.

Segundo o coordenador da Defesa civil, Adriano Assis, essa medida preventiva tem a finalidade de minimizar os desgastes do dique em função das enchentes do Rio Paraíba do Sul. O trabalho antecipado visa a solução de possíveis problemas que podem acontecer nos períodos de chuvas.

"Vamos dar continuidade a esse trabalho por meio de um levantamento identificando os outros pontos vulneráveis no restante do dique que compreende o Viana e o bairro de Nossa Senhora de Fátima na propriedade de Márcio Pinto", comentou Adriano acrescentando que o trabalho de nivelamento foi iniciado no dia 21 de outubro.

De acordo com o prefeito José Amaro de Souza (Neco) a obra, que está sendo realizada com recursos próprios, vai proporcionar mais tranquilidade aos agricultores e moradores das localidades de Degredo, Cajueiro, Perigoso, Grussaí  e determinadas ruas do Centro. “Estamos tentando evitar problemas de alagamentos ocasionados em função das cheias, proteger a cidade e, desta forma, contribuir para manter o dique funcional sem que sua estrutura seja comprometida”.

A Defesa Civil já fez levantamento topográfico na localidade de Barcelos no trecho entre a Usina de Barcelos e a divisa do município para também efetuar o serviço de nivelamento e reforço em toda essa extensão.