Você está em Notícias

  Defesa Civil     24/09/2013

Defesa Civil realiza 5ª Conferência Municipal

O evento mostrou na prática como lidar com situações de risco e socorrer desabrigados.
A+   A-

Por: Orlênia Maria

          Com a finalidade de proporcionar conhecimentos sobre Defesa Civil as pessoas que desenvolvem trabalhos voluntários em casos de anormalidade, especialmente os desastres ocorridos nos períodos de chuva e enchentes, a prefeitura de São João da Barra, através da Defesa Civil realizou durante toda esta terça-feira (24), no auditório municipal, a 5ª Conferência Municipal de Defesa Civil com o tema Estar informado reduz risco.

            Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adriano Martins, o evento mostrou como  proceder em situações de emergência na remoção de pessoas desabrigadas ou desalojadas até a reabilitação e a volta do estado de normalidade. “Enquanto as pessoas estiverem nesses casos é preciso dar apoio, carinho e um local seguro onde possam receber as doações, que na maioria das vezes são alimentos, roupas, calçados, materiais de uso pessoal e limpeza”, comentou.

            Na parte da manhã, a ouvidora da secretaria municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, Tereza Maria da Silva, ministrou palestra sobre intervenção do serviço social frente às ações de emergência visando o atendimento às famílias. “Em situações como essas é preciso efetuar um planejamento de contingência para que o sistema da Assistência Social chegue até as famílias necessitadas”, disse a palestrante.

            Já o chefe Nacional de Socorro e Desastre da Cruz Vermelha Brasileira, Fernando Guilherme da Costa, abordou na parte da tarde, logística e manejo de doações em situações de desastre. “A minha intenção foi destacar a importância da logística a operações de ajuda humanitária ressaltando o manejo de doações nos fatores de solicitação, entrega e recebimento dentro do contexto da Defesa Civil”, explicou.

            Participaram da solenidade de abertura da Conferência o coordenador de Defesa Civil da Região Norte Fluminense coronel Pires, subtenente Franci representando o comandante do Destacamento de Bombeiro Militar de Atafona 1º tenente Pontes, ex-coordenador municipal de Defesa Civil Felício Valiengo, vice-prefeito Alexandre Rosa, subsecretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos Sidney Salgado, subsecretária de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos Swany Gomes Pessanha, secretário de Obras Alexandre Magno, secretário de Pesca Flávio Batista e o secretário de Transporte Mário Rocha, entre outros.

 

  

 

A+   A-

Mais notícias relacionadas a Defesa Civil

Salva-vidas garantem tranquilidade nas praias
Paraíba do Sul em SJB se mantém em 6,10
Curso para agentes de Defesa Civil
Com risco de desabar, Atafona Praia Clube foi demolido
Defesa Civil coloca placas de sinalização em Atafona
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Plano Diretor
  • balneabilidade
  • Banner IPTU