Defesa Civil     24/09/2013

Defesa Civil realiza 5ª Conferência Municipal

O evento mostrou na prática como lidar com situações de risco e socorrer desabrigados.

Por: Orlênia Maria

Com a finalidade de proporcionar conhecimentos sobre Defesa Civil as pessoas que desenvolvem trabalhos voluntários em casos de anormalidade, especialmente os desastres ocorridos nos períodos de chuva e enchentes, a prefeitura de São João da Barra, através da Defesa Civil realizou durante toda esta terça-feira (24), no auditório municipal, a 5ª Conferência Municipal de Defesa Civil com o tema Estar informado reduz risco.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adriano Martins, o evento mostrou como  proceder em situações de emergência na remoção de pessoas desabrigadas ou desalojadas até a reabilitação e a volta do estado de normalidade. “Enquanto as pessoas estiverem nesses casos é preciso dar apoio, carinho e um local seguro onde possam receber as doações, que na maioria das vezes são alimentos, roupas, calçados, materiais de uso pessoal e limpeza”, comentou.

Na parte da manhã, a ouvidora da secretaria municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, Tereza Maria da Silva, ministrou palestra sobre intervenção do serviço social frente às ações de emergência visando o atendimento às famílias. “Em situações como essas é preciso efetuar um planejamento de contingência para que o sistema da Assistência Social chegue até as famílias necessitadas”, disse a palestrante.

Já o chefe Nacional de Socorro e Desastre da Cruz Vermelha Brasileira, Fernando Guilherme da Costa, abordou na parte da tarde, logística e manejo de doações em situações de desastre. “A minha intenção foi destacar a importância da logística a operações de ajuda humanitária ressaltando o manejo de doações nos fatores de solicitação, entrega e recebimento dentro do contexto da Defesa Civil”, explicou.

Participaram da solenidade de abertura da Conferência o coordenador de Defesa Civil da Região Norte Fluminense coronel Pires, subtenente Franci representando o comandante do Destacamento de Bombeiro Militar de Atafona 1º tenente Pontes, ex-coordenador municipal de Defesa Civil Felício Valiengo, vice-prefeito Alexandre Rosa, subsecretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos Sidney Salgado, subsecretária de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos Swany Gomes Pessanha, secretário de Obras Alexandre Magno, secretário de Pesca Flávio Batista e o secretário de Transporte Mário Rocha, entre outros.