Dia da Cultura comemorado em São João da Barra

Eventos aconteceram no Palácio Cultural Carlos Martins e na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto

05/11/2019 - Cultura

(Gabriela Hintz)

Prédios históricos de São João da Barra, o Palácio Cultural Carlos Martins e a Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto – antiga Casa de Câmara e Cadeia – receberam nea terça-feira, 5, alunos da rede municipal de ensino nas celebrações do Dia Nacional da Cultura. Vários eventos foram realizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

No Palácio Cultural, houve ao longo do dia sessões de curtas-metragens “As Guerras da Conquista” e “Cadeia Alimentar”. À noite, ainda teve aulão de zumba, de dança do ventre, apresentação do Coral Municipal e abertura das exposições “Antigo Corredor Cultural”, “Olhares para São João da Barra” e “Palácio Cultural: Antes e Depois”.

Na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto foi aberta a exposição fotográfica Itinerante Prêmio Pierre Verger- Edição 2016, uma parceria com a Uenf. As exposições, tanto no Palácio Cultural quanto na Casa de Cultura, ficam abertas até o final do mês.

O secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, enfatiza a importância da data. “São João da Barra é uma cidade que tem na cultura um de seus maiores expoentes. Além de contar com prédios históricos, a cidade é um celeiro de artistas e conta com eventos que valorizam suas diversas manifestações ao longo de todo o ano. E hoje é mais uma oportunidade para prestigiar esses eventos”, enfatizou.

Dia Nacional da Cultura é celebrado anualmente no dia 5 de novembro, estabelecido por lei em 1970, marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

Para a aluna Graziene Vasconcelos, do 9º ao da E.M. Domingos Fernandes da Costa, é muito bom poder contar com esses eventos na cidade. “É uma oportunidade para conhecer mais da nossa cultura e do trabalho de outros artistas”, contou a aluna.