II Gincana Pedagógica Interdisciplinar

Iniciativa envolve os 336 alunos do Programa Acelera


08/10/2019 - Educação

(Dora Paula Paes)

As escolas do município de São João da Barra, que atendem ao Programa Acelera, realizam durante toda a semana a II Gincana Pedagógica Interdisciplinar com 336 alunos matriculados. Os estudantes participam do evento que tem brincadeiras como carrinho humano, ovo na colher, circuito da bandeja com obstáculos, descobrindo qual a frase e muitas outras atividades formuladas a partir das disciplinas que compõem o currículo mínimo.

A gincana se estende até sexta-feira, 11, com as atividades nas seguintes unidades escolares: Domingos Fernandes da Costa (Sede), Amaro de Souza Paes (Grussaí), Elysio de Magalhães (Barcelos), Profª Dionélia Gonçalves dos Santos (Atafona), Luiz Délio Mendonça (Campo de Areia), Ângelo Antônio Mendonça (Estrada da Concha), Amália Soares de Almeida (Atafona)  e o Ciep-265 Profª Gladys Teixeira (Sede).

— A iniciativa visa resgatar autoestima desses alunos, oportunizando momentos para que eles possam estar protagonizando, interagindo e aprendendo com prazer, de forma interdisciplinar, lúdica e significativa. O envolvimento é de toda equipe técnica com os professores na elaboração das questões interdisciplinares, dos professores de educação física das turmas do Acelera que auxiliam na elaboração e execução das atividades lúdicas e dos gestores, apoiando e estimulando a estratégia de ensino — explica uma das coordenadoras do Programa, Rejane Oliveira.

Por dentro do Programa Acelera, o público-alvo são alunos com no mínimo dois anos de distorção idade/ano de escolaridade. As classes de aceleração são: AA (2º e 3º ano), AI (4º e 5º ano), AII (6º e 7º ano) e AIII (8º e 9º ano).