Sistema de Avaliação da Educação Básica

Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra intensifica ritmo de preparação nas escolas visando realização do exame


07/10/2019 - Educação

Previous Next

(Dora Paula Paes)

A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) — antiga Prova Brasil —de 2019 acontece entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro. Em São João da Barra, o ritmo da Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) é intenso junto às escolas e alunos para obter resultados positivos, já que a combinação de notas do exame, com dados de fluxo como aprovação, reprovação e abandono resultarão nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No município 18 unidades escolares farão a avaliação.

A Edição de 2019 será a primeira realizada parcialmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — que será aplicada na Educação até o início do ano eletivo de 2020. O exame tem aplicação censitária para todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Também haverá, na edição deste ano, uma aplicação amostral. Para orientar o alunado sobre a avaliação, na segunda-feira, 7, foi promovido mais um bate-papo com alunos do 5º ano do Ciep-265 Profª Gladys Teixeira, na sede do município.

— A preparação dos alunos é muito importante, já que muitos têm a prova como “bicho papão”. Esse bate-papo desmistifica isso e eles passam a ter um novo olhar sobre a prova. Estamos há dois meses visitado todas as escolas, que farão a prova do Seab, para realizar esse encontro com os alunos, inclusive, com apoio da coach da Educação, Cristine Sá, que faz um trabalho de conscientização e conhecimento de todo o processo — explica Máxima Santos,  coordenadora pedagógica do 3º ao 5º ano da rede municipal.

Ainda dentro do processo de orientação e do trabalho para aumento da autoestima e confiança, no próximo dia 16 de outubro a Semec realiza em toda a rede o Dia D. A proposta é dedicar um dia para que a escola se mobilize e realize internamente um evento para a divulgação dando, assim, o pontapé rumo à aplicação do Saeb. Na mesma data, também em toda a rede, será realizado um “Simuladão”, no formato Prova Brasil.

“Nosso trabalho é para melhorar sempre os resultados dos nossos alunos. Semanalmente enviamos para as escolas simulados, trabalhando em cima de descritores de português/matemática. Após a aplicação dos mesmos geramos dados com os resultados e as habilidades em que os alunos tiverem maior dificuldade, para serem trabalhadas no reforço (Pape), direcionando para o 5º ano, com objetivo de resgatar esses alunos, de acordo com as habilidades que ainda não foram bem desenvolvidas”, explica Máxima.

Os alunos que farão a prova são das seguintes unidades escolares: Ciep-265 Profª Gladys Teixeira, E.M. Amália Soares de Almeida,  E.M. Belmiro Ribeiro Alves, E.M. Evanir José Gaia, E.M. Francisco Alves Toledo, E.M.  José Alves Barreto, E.M. Chrisanto Henrique de Souza, E.M. Manoel Grecy Mendonça, E.M. Manoel Alves Rangel, E.M. Luiz Délio Mendonça, E.M. Ângelo  Antônio Mendonça, E.M. Manoel de Souza Gomes, E.M. João Batista Alves, E.M. Elysio de Magalhães, E.M. João Flávio Batista, E.M. Amaro de Souza Paes, E.M. Profª Dionélia Gonçalves dos Santos e Educandário Santa Cecília.