São João da Barra adere ao Setembro Amarelo

Campanha de prevenção ao suicídio tem programação a partir do dia 13


09/09/2019 - Geral

(Júlia Maria Assis)

A programação da campanha de prevenção ao suicídio começa em São João da Barra nesta sexta-feira, dia 13. Por meio de uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura e Assistência Social e Direitos Humanos foi organizado um calendário para a realização de rodas de conversa em todo o município.

A ideia é envolver toda a comunidade na mobilização do Setembro Amarelo. A Prefeitura, este ano, adotou o slogan “Como anda sua conexão com a vida?” para levar a mensagem sobre a importância do diálogo e da atenção como forma de valorizar a vida.

“Vamos reunir pacientes e suas famílias nas unidades de saúde, escolas e centros de assistência social e criar essa grande rede de proteção e conscientização”, explica o coordenador do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Diogo Pessanha. Pela Educação e Cultura participa a coordenadora da equipe multidisciplinar, Michelle Mota, e pela Assistência Social e Direitos Humanos, a coordenadora geral de Assistência, Aline Pontes.

O Setembro Amarelo foi criado no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

As rodas de conversa terão a participação de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. Confira a programação:

Dia 13:
09h – ESF de Barcelos

Dia 16:
14h – ESF de Mato Escuro

Dia 17:
9h – ESF do Nova São João da Barra

Dia 20:
10h – ESF do Açu
14h – UBS da Quixaba

Dia 25:
14h – São da Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Atafona (com alunos da Escola Municipal Newton Alves)

Dia 26:
10h – CRAS de Grussaí
14h – ESF de Campo de Areia
10h – ESF da Sede

Dia 27:
10h – calçadão sede
15h – Escola Municipal Elísio de Magalhães (Barcelos)
17h30 – Praça de São João Batista (Sede)

Dia 30:
14h – ESF de Grussaí