Desfiles em Atafona e Grussaí

Eventos marcaram as comemorações pela Semana da Pátria nas duas localidades


06/09/2019 - Educação

Previous Next

(Júlia Maria Assis)

Inclusão, respeito ao meio ambiente, valorização da cultura popular, tolerância e cidadania. Essas foram as mensagens dos estudantes e profissionais de educação nos desfiles desta sexta-feira, 6, véspera do Dia da Independência, em Atafona e Grussaí, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. Este ano o tema da Semana da Independência é Diversidade Literária na Sustentabilidade Social, Cultural e Ambiental. 

A agenda dos desfiles começou terça-feira. Neste sábado é na sede do município, a partir das 10h, logo após o hasteamento do Pavilhão Nacional, marcado para 9h na Praça do Padroeiro São João Batista. Na próxima segunda, 9, também às 10h, o desfile acontece em Cazumbá. Ele estava agendado para o dia 5, mas foi adiado por causa da chuva.

O desfile em Atafona foi realizado de manhã, na rua Carmelita Moraes Nascife, com a participação de quatro escolas: Creche Municipal Saul de Oliveira e Silva, Escola Municipal Amália Soares de Almeida, Escola Municipal Dionélia Gonçalves Santos e Escola Municipal Dr. Newton Alves. À tarde, em Grussaí, na Avenida Liberdade, desfilaram a Creche Municipal Evanir José Gaia, o Centro Municipal Nossa Senhora Aparecida e Escola Municipal Amaro de Souza Paes. 

Projetos desenvolvidos com os alunos da rede municipal, como Xadrez na Escola, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Olimpíada de Língua Portuguesa e Acelera, também marcaram presença nos desfiles. 

O secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, destacou o fato de que os desfiles da Independência, além da homenagem do país, são uma oportunidade para que a comunidade conheça o trabalho desenvolvimento pelas escolas. “Há essa proximidade e além disso os desfiles mostram a versatilidade, a criatividade dos profissionais de educação e dos alunos”.