Caminhando com Saúde em Cajueiro

Atividades tiveram início na ESF da localidade nesta sexta-feira


06/09/2019 - Saúde

Previous Next

(Gabriela Hintz)

A unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Cajueiro, no quarto distrito de São João da Barra, é mais uma que passa a contar com projeto Caminhando com Saúde, com as atividades iniciadas nesta sexta-feira, 6. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Geral da Atenção Básica e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

O projeto Caminhando com Saúde surgiu após o levantamento dos problemas de saúde e suas possíveis soluções, realizado pelos agentes de saúde através das visitas domiciliares, e  tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos idosos. O início foi em Atafona e atualmente acontece também nas ESFs de Grussaí e Mato Escuro, uma vez por semana. 

O coordenador do Nasf, Diogo de Barros Pessanha, explicou que devido ao sucesso do projeto em Atafona a equipe entendeu a importância de ampliar para outras unidades. “O Caminhando com Saúde é um projeto que estimula a prática de atividades físicas visando diminuir o sedentarismo entre os idosos, hipertensos e diabéticos”, pontuou.

Para fazer parte das atividades os participantes contam com acompanhamento com enfermeiro, para aferição de pressão arterial, teste de glicemia, e avaliação de peso e altura e profissionais de Educação Física, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e assistente social da rede.

O educador físico Regys Silva, contou que o trabalho foi bem recebido pelos usuários da rede. “Vamos estar na comunidade todas as sextas-feiras, e o pessoal está muito animado e espero que o projeto continue sendo ampliado às demais unidades”, pontuou.