Palestra na Semana da Juventude e do Estudante

"Jovem empreendedor e a conquista do sucesso" foi o tema abordado, nesta segunda-feira, 12, para estudantes do ensino médio

12/08/2019 - Assistência Social

(Márcio Fernandes)

Cerca de 150 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Alberto Torres assistiram à palestra "Jovem empreendedor e a conquista do sucesso", ministrada pela analista do Sebrae, Elayne Ketelly, nesta segunda-feira,12, no Cine Teatro, em São João da Barra. O evento faz parte da Semana da Juventude e do Estudante, que vai até a próxima sexta-feira, 16.

“Temos que sonhar, mas com os pés no chão. O tempo todo é necessário que estejamos atentos às oportunidades”, disse a analista do Sebrae. Na palestra ela falou sobre oportunidade x necessidade, capacitação e as 10 características do comportamento empreendedor.

As estudantes Agatha Nasciments e Ana Luiz Nunes, ambas de 16 anos, são sócias na venda de empadas na escola. “Me identifiquei bastante, e quero pôr em prática o que ouvi”, diz Agatha. “Muito interessante. Agora é procurar usar no dia a dia”, disse Ana Luiza.

Professora de Biologia, Débora Cardoso, de 43 anos, diz que a palestra motivará os alunos. “Para eles foi fundamental. Os motivará bastante”.

De acordo com o coordenador de Juventude, João Filiphe Amaral, o objetivo da palestra foi preparar os jovens para serem donos de seu próprio negócio.

Programação parte da Semana da Juventude e do Estudante

13/08  – Palestra: "O jovem no mercado de trabalho e o porto de oportunidade". Local: Cine Teatro São João, às 9h.

Palestrante: Christina Barros,  gerente de RH da Porto do Açu.

14/08  – Palestra: "O Jovem na sociedade e a Hora de Dizer: POR HOJE NÃO!”. Local: Cine Teatro São João, às 9h.

Palestrantes: Alex Caetano, fundador da Comunidade Católica Aliança Eterna; Maximiliano Fernandes, pastor Sênior da 1ª Igreja Batista de São João da Barra;  Cristine de Sá Azevedo, do Grupo Espírita Kardecista e Ijohnnys Machado Cordeiro,  zelador de Umbanda.

15/08  – Palestra: "Juventude, diversidade e igualdade". Local: Cine Teatro São João, às 9h.

Palestrantes: Madeleine Farias, delegada da 145ª DP; Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo, mestra em Cognição e Linguagem (Uenf), professora de Artes Visuais e coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do IFF - Campus São João da Barra; Nina Maria de Souza Barreto, mestranda em Geografia (UFF) e coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do IFF - Campus São João da Barra e Juliana Barreto da Silva, mestra em Sociologia e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFF - Campus São João da Barra.

16/08 – Encerramento da Semana da Juventude e do Estudante - Sexta Jovem Pop Rock. Local: Praça da Pista de Skate