Projeto Intercâmbio de Saberes

Proposta é a realização de aulas de campo, proporcionando a alunos do segundo segmento a compreensão dos aspectos histórico, cultural e ambiental do município

08/08/2019 - Educação

(Gabriela Hintz)

Alunos do 7º ano de 11 unidades educacionais de São João da Barra participam do projeto Intercâmbio de Saberes, desenvolvido pelas coordenações de Ciências Humanas e Ciências Naturais, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O objetivo é proporcionar aos alunos a compreensão sobre os aspectos histórico, cultural e ambiental do município.

As coordenadoras Aline Marcelino (Ciências Naturais) e Daniele Azevedo (Ciências Humanas) explicam que a dinâmica de trabalho envolve a realização de aulas de campo. As visitações começaram no início da semana e, na quinta-feira, 8, mais um grupo de alunos, desta vez da escola Municipal Newton Alves, de Atafona, fizeram todo o circuito.

A ênfase é nos patrimônios histórico e natural como a Casa de Câmara e Cadeia, Palácio Cultural, Espaço da Ciência, ruínas do Trapiche, Praça São João Batista, Pontal de Atafona, Lagoa do Salgado e Restinga do Açu.

“O trabalho é colaborativo, pois envolve a participação ativa dos alunos, de forma que a cada aula de campo três alunos de cada escola serão selecionados como monitores, a fim de conduzirem as próximas aulas em todas as unidades escolares municipais de segundo segmento”, destaca Aline Marcelino.

A fase de visitação tem duração de dois meses.  Após a seleção dos monitores, acontece a fase do intercâmbio, onde os monitores da sede do município vão receber alunos do 5º Distrito e apresentar o roteiro e vice-versa. O projeto conta também com a colaboração dos monitores da Secretaria de Meio Ambiente, André Pinto e Alex Ramos.