Entrega de certificados para alunos da EJA

Participaram 13 alunos que concluíram a Etapa I na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa

16/07/2019 - Educação

(Fabrício Berto)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec), na sede do município, em João da Barra, formou 13 alunos que concluíram a Etapa I, correspondente ao 9º ano do Ensino Fundamental. A entrega de certificados aconteceu em solenidade na última terça-feira, 16.

"A meta é possibilitar o retorno à sala de aula das pessoas que trabalham durante o dia, abandonaram os estudos e não tiveram acesso à escola na idade convencional. Desta maneira, concluirão os estudos em menos tempo e terão mais oportunidades no mercado de trabalho", disse a coordenadora Pedagógica Geral de Educação e Cultura, Joyce Sena, que representou o secretário Daniel Damasceno na entrega do certificado.

A EJA, além das escolas municipais da sede do município, é disponibilizada em Atafona, Grussaí, Barcelos, Vila Abreu, Mato Escuro, Bajuru, Quixaba e Açu  formando mais de 400 pessoas no município. Apesar de estar no período de recesso escolar, as matrículas ou renovação estão sendo feitas nas unidades escolares às terças e quartas-feiras, das 8h às 16h. A volta às aulas será dia 31 de julho.

"Desde 2017 reiniciamos o trabalho desenvolvido nas gestões anteriores da prefeita Carla Machado visando a implementação de projetos voltados ao protagonismo dos alunos para que  se sintam capazes, acreditem em si, aumentem a autoestima e entendam que, apesar de não ter sido no Ensino Regular, ainda vale a pena lutar e ter esperança, pois  sempre existirá tempo para recomeçar", completou Joyce.

Do Dofec participaram da certificação a diretora geral, Zielma Rodrigues Rangel de Abreu; a diretora adjunta, Ana Beatriz Nogueira; equipe técnica e professores. Também estiveram presentes familiares dos formandos. Representando o Executivo e Legislativo, o chefe de Gabinete, Edivaldo Machado, e a vereadora Sônia Pereira.