Matemática é tema de Formação Continuada

Palestra e oficina de reciclagem foram realizadas para 110 profissionais do município


19/06/2019 - Educação

Previous Next

(Dora Paula Paes)

A Secretaria de Educação e Cultura (Semec), de São João da Barra, promoveu Encontro de Formação Continuada na última terça-feira, 18, com o tema "Do pensar ao agir: matemática de luxo (re)inventada a partir do lixo". A palestra e oficina de reciclagem ficaram por conta da professora Maridelma Pourbaix e foram realizadas no salão da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Barcelos. O secretário Daniel Damasceno abriu o evento. 

O curso aconteceu em dois horários, nas partes da manhã e tarde. Professores do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Pape I (reforço), foram o público-alvo, com a presença de 110 profissionais do município. 

A maior proposta, segundo a palestrante Maridelma Pourbaix, é desmistificar os muitos tabus sobre o ensino da matemática com formas práticas de apresentar conteúdos complexos inerentes à disciplina como multiplicação, divisão, geometria, sistema de numeração decimal, medidas não convencionais, entre outras. "Tudo isso, trabalhando a sustentabilidade", ressalta Maridelma, mestre em Cognição e Linguagem pela Uenf e especialista em Matemática. 

O secretário de Educação de São João da Barra, Daniel Damasceno, falou da importância para a rede municipal de ensino desse tipo de curso de Formação. "Estamos pregando uma proposta concreta através de recicláveis. O curso de formação do corpo docente é importante para o aprendizado dos nossos  alunos. Também acreditamos na qualidade dos nossos professores e na vontade de todos na hora de oferecer o melhor em termo de conhecimento. Se temos técnicas modernas para oferecer conhecimento, temos que ofertá-las e todos saem ganhando", disse ele.