VII Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do RJ

Representantes de São João da Barra participam do evento que termina nessa quarta – feira, 12


11/06/2019 - Meio Ambiente

Previous Next

(Fabrício Berto)

Com o tema: “Rios fluminenses: o que temos e o que queremos”, prossegue até quarta-feira, 12, em Teresópolis, o VII ECOB - Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. A organização é do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas. Participam do evento nove comitês de bacias dos 92 municípios fluminenses.

Representando São João da Barra estão a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra; o subcoordenador de Defesa Civil, Wellington Barreto; e a subprocuradora-adjunta, Lavinia Paiva Furtado. Iniciada na segunda-feira, 10, a programação abrange debates, palestras, minicursos, trabalhos científicos e visitas técnicas.

Segundo a secretária Joice Pedra, o encontro é importante para proporcionar a integração entre os Comitês nas questões relacionadas à gestão hídrica, com a participação das regiões hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. 

“Está sendo importante, também, para fortalecer os instrumentos previstos na Política Estadual de Recursos Hídricos com o objetivo de buscar parcerias e otimizar recursos para o desenvolvimento de políticas públicas na área ambiental” , completou Joice, destacando que, no encontro, estão sendo abordados ainda assuntos relacionados à qualidade da água,  combate à poluição e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Para João Siqueira, presidente do  Comitê de Bacia Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, a participação dos comitês no ECOB “é de suma importância  para que haja uma maior integração na gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro com vistas à solução dos problemas da nossa região”.