Peça teatral para alunos da rede municipal

Espetáculo foi apresentado em quatro sessões no Centro Municipal de Educação Avançada, com temática na educação financeira


11/06/2019 - Educação

Previous Next

(Doar Paula Paes)

Mais de 600 alunos da rede municipal de ensino de São João da Barra tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo #MeuDinheiroValeOuro, no formato de comédia stand up. A peça teatral foi apresentada em quatro sessões, durante dois dias. O espetáculo chegou ao fim nesta terça-feira, 11, no auditório do Centro Municipal de Educação Avançada, (CMEA) na localidade de Mato Escuro.

O projeto #MeuDinheiroValeOuro consiste na realização de apresentações gratuitas, com duração de 50 minutos, distribuição de gibis com dicas e informações sobre educação financeira. A promoção é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra, com patrocínio da empresa TechnipFMC e apoio da Secretaria Especial da Cultura, ligada ao Ministério da Cidadania. A realização ficou a cargo da Komedi Projetos Teatrais, de Campinas (SP). 

A peça é um espetáculo contemporâneo, que tem como missão proporcionar ao público, de forma divertida, simples e objetiva, como lidar com dinheiro. O roteiro é através dos personagens, Zildo, Bufunfa, Tia, Tici e o ruivo do toalete. As paródias divertidíssimas mostram  como o dinheiro pode transformar nossas vidas. "A peça mostra a importância de guardar dinheiro, saber como gastar. Quanto mais cedo se aprende isso, mais caminho se aprende para a vida na área financeira", disse a Ludimila Blanco, assistente de produção da Komedi Projetos. 

"Os meios de comunicação, principalmente a TV, a todo momento falam em equilíbrio econômico. Esta peça teatral é uma maneira divertida de explicar qual o valor do dinheiro, importância de gastar com moderação e, muitas vezes, poupar (economia). Esse tipo de ação atrai e ensina, descontraidamente, diferentes visões de assuntos cotidianos aos nossos alunos", destaca Marcelo Almeida, coordenador de Projetos Educacionais e Ambientais da Semec. 

Cláudia Oliveira, diretora do CMEA, também explica que a peça é muito interativa com a participação dos alunos. "Achei muito válida porque incentiva os alunos, com exemplos fantásticos, através dos personagens que se revezam, a lidar com o dinheiro e a poupar", reforça. 

Participaram alunos das escolas municipais: José Alves Barreto, Luís Délio Mendonça, Amaro de Souza Paes, Dr. Newton Alves, Domingos Fernandes da Costa, Luis Gomes da Silva, Manoel Ducas de Brito, Manoel Alves Rangel, Chrisanto Henrique de Souza, Elysio de Magalhães e João Flavio Batista.