Festejos do Divino Espírito Santo em SJB

Celebrações têm como ponto alto o domingo, 9, com programação religiosa e entronização da imperatriz e do imperador 


07/06/2019 - Cultura

Previous Next

O final de semana em São João da Barra será marcado pela tradicional festa do Divino Espírito Santo. Em sua 244ª edição, as celebrações, iniciadas no dia 30 de maio, remetem à vinda do Espírito Santo aos Apóstolos de Jesus Cristo e têm como ponto alto o domingo, 9, quando acontece alvorada festiva, às 6h, seguida de cortejo da imperatriz e do imperador, às 9h, pelas ruas da cidade. 

A Imperatriz Julia França de Abreu Rangel e o Imperador Gabriel dos Santos Penha seguirão acompanhados por devotos e por banda musical executando hino próprio até a entronização da Custódia do Divino Espírito Santo, na igreja Matriz de São João Batista, seguida de missa solene e distribuição e pães bentos. 

A programação no principal dia da festa – domingo – prossegue à noite, com missa, às 18h30, que antecede a solene procissão do Divino. Ao término de missa, haverá o sorteio da imperatriz e do imperador para o ano de 2020 e entrega de brindes às crianças participantes do cortejo matutino e da procissão. No encerramento das festividades, descida do mastro e queima de fogos. 

Sexta-feira e sábado – No nono dia da Novena, nesta sexta-feira, 7, acontece às 18h30, missa, oração da Coroa do Divino e Bênção do Santíssimo Sacramento, com participação do Apostolado da Oração e Pastoral da Família e procissão da caridade: leite e sal. Às 19h30, haverá a saída da Folia do Divino, da igreja matriz, e percorrendo as ruas e lares da cidade ao som de sanfonas e pandeiros.

No sábado, 8, tem o Passeio Ciclístico do Divino, com saída da igreja de São João Batista, percorrendo as principais ruas da cidade e sorteio de brindes ao final. Às 18h30, haverá missa solene da Vigília de Pentecostes, logo após será transladada a Custódia do Divino Espírito Santo para a residência da Imperatriz, onde permanecerá até o amanhecer de domingo, dia festivo dia de Pentecostes.

A realização é da Comissão de Festa do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de São João da Barra.