Café literário da Educação de Jovens e Adultos

Resgate da identidade sanjoanense através das memórias culturais e sociais é o tema que vem sendo abordado pelas escolas

10/05/2019 - Educação

(Dora Paula Paes)

Mais um Café Literário, do terceiro ciclo da Educação de Jovens e Adultos (Eja) de São João da Barra, foi realizado na noite de quinta-feira, 10. O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves dos Santos, em Atafona. No próximo dia 15, será a vez dos estudantes da Escola Amaro de Souza Paes, em Grussai, servirem o café junto com uma boa contação de história.

Na Dionélia, a recordação ficou por conta dos 80 alunos que escolheram como tema os anos 80 e o glamour do antigo Canecão de Atafona. Seu Esmeraldo, antigo morador da localidade, foi o homenageado da noite. "Foi uma verdadeira viagem no tempo", destacaram Joyce Sena e Vanessa Aquino, coordenadoras da Eja na rede municipal. Outro tema trabalho pelos alunos foi sobre a antiga Estação de Trem da localidade.

Na última quarta-feira, o evento aconteceu em Barcelos, na Escola Municipal Elysio de Magalhães. O público presente ‘bebeu’ na história contada sobre o Centro Cultural Narcisa Amália e a imponente criação da Usina de Barcelos, com bela apresentação dos estudantes da unidade escolar.

O terceiro ciclo de cafés literários começou no último dia 12 de abril. O tema geral tem sido "Resgate da identidade sanjoanense através das memórias culturais e sociais". Dois historiadores do município, André Pinto e Anelise Cardoso, têm se revezado nos cafés, abrilhantando ainda mais o evento literário.