Mesa redonda e mostra de trabalhos do Programa Acelera

Desigualdade  social foi o centro do debate, realizado na Escola Municipal Elysio de Magalhães, em Barcelos


11/04/2019 - Educação

Previous Next

(Mônica Terra)

“Educação como instrumento para a transformação social” foi tema de exposição de trabalhos e debates, na quinta-feira, 11, com os alunos do segundo segmento das turmas do Programa Acelera, da escola Elysio de Magalhães, em Barcelos, 6º distrito de São João da Barra.

Na ocasião, aconteceram apresentações culturais e mostra de diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que também assistiram ao filme: “Que horas ela volta”, produzido em 2015 e com direção da cineasta Anna Muylaert.

 O longa-metragem retrata a vida de uma pernambucana que se muda para São Paulo pensando em proporcionar uma vida melhor para a filha. No desenrolar da história, as duas se reencontram e o comportamento da menina, criada longe de sua mãe, complica as relações pessoais na casa onde a mãe trabalha.

A desigualdade social é o centro do debate. A temática foi abordada em mesa redonda pelo cientista social, pedagogo e psicopedagogo clínico, Cláudio Adão Andrade; pelo psicólogo Fábio Cordeiro e pela historiadora e especialista em Docência para o Ensino Superior, Flávia Cristina Santos. Os alunos puderam esclarecer dúvidas e trocar ideias com os convidados.

Para o professor Cláudio Adão a promoção de debates em mesa redonda configura um instrumento pedagógico, já que reforça a formação cidadã. “As opiniões são divergentes em muitos casos, porém a contradição deve ser respeitada, e mesmo não chegando a um consenso, o diálogo é dinâmico. A interação faz com que aspectos cognitivos, emocionais e sociais sejam trabalhados uniformemente”, reforçou.

De acordo com a coordenadora do Acelera, Rejane Soares, o programa trabalha com uma metodologia voltada para o protagonismo juvenil e com o desenvolvimento de projetos de interesse dos alunos. “Estamos trabalhando dentro do tema anual, ‘Diversidade literária na sustentabilidade social, cultural e Ambiental’, e a temática aplicada neste evento está dentro deste contexto. Agradecemos o comprometimento dos professores e técnicos com a educação de nossos alunos”, frisou.