Vaga no Fórum Estadual de Secretarias de Turismo

Município de São João da Barra é eleito titular regional da Costa Doce


20/03/2019 - Turismo e Lazer

Previous Next

(Gabriela Hintz)

São João da Barra conquistou nesta quarta-feira, 20, a vaga de titular regional da região Costa Doce no Fórum Estadual de Secretarias de Turismo (Fest-RJ), para o biênio 2019/2020. O município de Campos dos Goytacazes ficou como suplente.  

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, participou do pleito que reuniu secretários e dirigentes municipais de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, no auditório do Departamento ds Trânsito (Detro), na capital fluminense.

Foram eleitos 12 representantes regionais, sendo que a presidência do fórum ficou com o município de Macaé, em chapa única inscrita, e Campos, representado pelo diretor de Turismo, Hans Muylaert, ocupando a 2ª vice-presidência. 

O presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Thomas Weber, destacou a importância do trabalho das secretarias municipais e o compromisso do Governo Estadual com o setor. “O governador Wilson Witzel acredita que o turismo é o novo petróleo do estado do Rio", disse. 

Para Edivaldo Machado, a representação coloca São João da Barra em destaque no cenário estadual. “Foi uma conquista importante para o município, que passa a pleitear mais espaço junto à esfera estadual no que diz respeito a incentivos para o setor. Sem falar que é um passo importante para alavancar o turismo regional a partir do trabalho em conjunto com as outras cidades da região", salientou. 

O presidente do Fest, Leonardo Anderson da Silva, colocou que um dos papeis do fórum é o trabalho em parceria, por isso os vices regionais são tão importantes. “Se temos o interior forte, o estado também fica forte. Precisamos dos representantes regionais ativos, lutando pela região, a fim de fortalecer o interior”, enfatizou. Ele ainda destacou, como alguns dos desafios dos municípios, a criação dos conselhos municipais de turismo, fundos e planos municipais de turismo.   

A nova diretoria do Fest passa a contar com  representações das seguintes regiões: Vale do Café, Águas do Noroeste, Serra Verde Imperial, Costa Verde, Metropolitana, Costa do Sol, Caminhos da Serra, Costa Doce, Caminhos da Mata, Baixada Verde, Caminhos Coloniais e Agulhas Negras.