Vistoria no Dique do Viana

Objetivo foi analisar as partes em que a pressão da água é mais intensa, causando erosão, para a realização de reparos


19/03/2019 - Defesa Civil

Previous Next

(Dora Paula Paes)

Coordenadoria da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e técnico do Porto do Açu, em São João da Barra, realizaram vistoria no dique do Viana, situado às margens do Rio Paraíba do Sul, entre as localidades de Cajueiro e Degredo.

 A inspeção, na manhã desta terça-feira, 19, foi para realizar um estudo para embasamento de projeto executivo, que permita restabelecer o ponto mais crítico em que o dique foi afetado com maior pressão de água para conter possíveis rompimentos em épocas de cheia do rio Paraíba do Sul.

A equipe responsável pelos estudos é do Porto Açu. "A partir do resultado, serão realizados reparos em pequenos pontos erodidos, que sofreram desgaste do solo geralmente por causas naturais como: chuvas fortes e até mesmo o vento", destaca coordenador da Defesa Civil, Wellington Barreto.

Segundo o Subsecretário de Meio Ambiente, Luis Fernando Duarte Aquino, estudos como batimetria e topografia já foram realizados, porém é primordial a confirmação e atualização de dados, para especificação do projeto executivo e posterior reestabilização do dique.