Assinatura de Termo de Cooperação Técnica com o IBICT

Serão desenvolvidos projetos educacionais nas áreas de Ciência, Tecnologia e Informação


14/03/2019 - Educação

Previous Next

(Mônica Terra)

A Prefeitura de São João da Barra, por meio do secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, assinou nesta quinta-feira, 14, em Brasília, Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações (MCTIC). A parceria tem por finalidade o desenvolvimento de projetos educacionais e, consequentemente, a transformação do município em um polo de difusão da ciência, tecnologia, inovação e informação. 

O termo abrange uma variedade de projetos, e a princípio serão desenvolvidos dois: Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), concernente à  confecção de uma revista semestral/anual com publicações das ações educativas e culturais desenvolvidas por alunos e professores da rede municipal de ensino; e o Canal Ciência, que propõe a capacitação dos docentes para utilização de plataforma de pesquisa educativa adequada para alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental.

De acordo com Damasceno, a iniciativa vai integrar o programa Educa-Ação, que prevê atividades no contraturno, permitindo ao aluno uma educação integral na escola e, a aquisição de novos saberes em diversas áreas do conhecimento, mas sem a característica 'engessada' de uma sala de aula.

- Sabemos que na Educação também é preciso ter ousadia, experimentos, iniciativas educacionais e culturais que atraiam o aluno para o saber, e a nossa proposta é essa, inovar para acertar - ressaltou o secretário.

O Termo de Cooperação Técnica foi firmado com Cecília Leite, diretora-presidente do IBICT, e contou com a presença do coordenador de Projetos Educacionais da Semec, Marcelo Almeida, responsável por iniciativas como a Feira Municipal de Ciência e Tecnologia (FEMUCTI) no município.

- A educação em nosso município vem avançando. Em 2018 tivemos boas conquistas, e acredito que este projeto, no campo da ciência e tecnologia, será mais um grande passo para a melhoraria da qualidade do ensino ofertado em nosso município - disse a prefeita Carla Machado.