Ação da Defesa Civil no Pontal

Objetivo é conter o avanço do mar em período de ressaca do mar


12/03/2019 - Defesa Civil

(Dora Paula Paes)


A Coordenadoria da Defesa Civil, de São João da Barra, realizou na manhã desta terça-feira, 12, ação para conter a água do mar na área do Pontal, em Atafona, decorrente do período de maré alta, que atingiu 1,30m. O trabalho emergencial, que incluiu abertura de uma vala na rua Beira Rio, foi executado em consonância com as secretarias de Ordem Pública e Meio Ambiente. 

O trabalho, explica subcoordenador da Defesa Civil, Wellington Barreto, é um paliativo de emergência. "Acontece que,  toda vez que tem maré alta, as ondas transpassam a areia e invadem ruas do Pontal. Então, estamos fazendo esse paliativo, abrindo essa vala de cerca de 50 metros, para escoar a água e, assim, evitar que as ondas avancem nas residências”. 

Na área, a Defesa Civil também foi feita a recolocação de dunas com a areia escavada da vala de contenção. Um caminhão de areia também foi providenciado para completar o restante do trabalho. A intenção é, com essa areia, formar um dique de contenção.

"A Defesa Civil faz esse trabalho todo mês em época de ‘Maré de Lua’, para dar mais comodidade, conforto e segurança à população do Pontal", conclui Wellington Barreto.