Workshop de samba realizado em SJB

Evento, na sexta-feira, 22, teve como objetivo aprimorar técnicas carnavalescas

22/02/2019 - Assistência Social

(Dora Paula Paes)

Muito samba no pé, percussão e sorriso de quem se acaba na folia com profissionalismo. Esse foi o clima do Workshop Carnavalesco sobre técnicas para porta-bandeira, mestre-sala, percussão de bateria e passistas. Com realização da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Juventude - e em parceria com a Secretaria de Turismo e Departamento de Cultura -, o evento, dentro do projeto "A Essência do Samba", aconteceu nesta sexta-feira, 22, na quadra do Ciep-265 Municipalizado  Gladys Teixeira, em São João da Barra.

O objetivo do Workshop foi aprimorar as técnicas carnavalescas, mas, segundo o coordenador de Juventude, João Filiphe Amaral, com foco na integração e crescimento do Carnaval de São João da Barra. "Tudo começa pelas crianças e adolescentes. É preciso preciso plantar essa sementinha de gosto pelo samba", destaca ele, fazendo uma referência ao trabalho do "A Essência do Samba", que tem como padrinho o passista da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, Jailton Oliver.

"Estou encantado e extasiado com o Projeto. É um programa que impressiona pelo resgate cultural da juventude e só de vê o brilho nos olhos de cada uma me fez transbordar de alegria. Este projeto é um sucesso e estou muito orgulhoso com a garra que tem a coordenadora Israely Nogueira", destaca Oliver, que ministrou parte do Workshop de Carnaval.

Para a professora Israely são as alunas que estão de parabéns. "Estão prontas para brilhar no carnaval de São João da Barra e até fora do município. Posso dizer que o  Carnaval do Rio acompanha a evolução delas e está de olho nas meninas-passistas sanjoanenses, inclusive, encantados com as passistas bailarinas (o grupo é uma mistura do balé clássico com o samba, com harmonia na ponteira das sapatilhas)", conta a instrutora de samba.

O workshop teve a participação da coordenadora  geral de passistas show da escola de samba Beija-Flor e coordenadora coreográfica do abre-alas do Paraíso do Tuiuti, Bherna Francy; da passista e mulata show da Unidos da Tijuca, Vanessa Bonfim, e do casal de porta-bandeira e mestre sala da Beija Flor, Naninha França e José Roberto. Representantes das Agremiações Congos e Chinês foram convidados para recepcionar os visitantes.

O projeto "A Essência do Samba" completa um ano e já tem resultados. "Minha filha começou no ano passado. Além da desenvoltura na dança, o projeto está ajudando a melhor a timidez dela. Consegue tirar da criança o que ela tem de melhor", ressalta Natália Souza, mãe da Andárya, de 11 anos, que vai desfilar pelo segundo ano consecutivo na agremiação carnavalesca Chinês.