Filhotes de tartarugas ao mar

Nova soltura aconteceu na sexta-feira, em Grussaí


22/02/2019 - Meio Ambiente

Previous Next

(Gabriela Hintz)

A última soltura de filhotes de tartarugas marinhas, do projeto Férias Ambiental, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, em parceria com a Porto do Açu e projeto Tamar, aconteceu na sexta-feira, 22, em Grussaí

O projeto teve início no dia 28 de dezembro e passou por Atafona, Grussaí e Açu, com palestras, soltura de filhotes de tartarugas marinhas e entrega da escultura do filhote de tartaruga da espécie caretta caretta no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona.

A soltura aconteceu no em frente ao Polo Gastronômico, em Grussai, reunido moradores, visitantes, integrantes da equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente eServiços Públicos e biólogos do Projeto de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu. 

Foram soltos cerca de 20 filhotes no mar, mas de acordo com a bióloga Tatiane Bittar Vieira, ao longo da temporada, iniciada em setembro e que vai até março, mais de 60 mil filhotes já foram soltos do Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Quissamã, na área de 62 km de litoral onde o Projeto de Monitoramento atua. 

A secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra, Joice Pedra, comemorou o sucesso do projeto Férias Ambiental, que levou informação e atividades sobre o preservação ambiental para todo o litoral do município, reforçando a relação da comunidade com o meio ambiente.

“Entendemos que, quanto mais a população - principalmente as crianças - conhece sobre o ecossistema da região, mais ela se empenha em preservar, conservar e proteger nosso meio ambiente”, defendeu a secretária. 

Para a turista Janaína de Souza, que levou os netos para ver a soltura, foi uma grande emoção. "As crianças ficaram encantadas, foi a primeira vez que viram um filhote de tartaruga. Que bom que o município proporciona esse tipo ação para a população" elogiou.