Soltura de tartarugas neste sábado

Ação, dentro do projeto Férias Ambiental, acontece às 9h, em frente ao Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação


08/02/2019 - Meio Ambiente

(Márcio Fernandes)

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra realizará neste sábado, 9, às 9h, em frente ao Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona, mais uma soltura de filhotes de tartarugas. Antes, às 8h, haverá uma palestra sobre Educação Ambiental. A programação faz parte do projeto Férias Ambiental, desenvolvido em parceria com o Porto do Açu.

As tartarugas são da espécie caretta caretta, também conhecida como cabeçuda ou mestiça. De acordo com o Porto, mais de 66 mil filhotes de tartarugas marinhas foram liberados ao mar, na área de monitoramento do Complexo, desde o início da atual temporada reprodutiva, que segue até março.

A programação do Férias Ambiental vai até 22 de fevereiro. No Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, são realizadas palestras com apoio do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu (PMTM), que é uma medida de compensação ambiental do Complexo Portuário, além do Projeto Tamar, secretarias de Educação e Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ordem Pública, através da Guarda Ambiental.

O projeto Férias Ambiental tem o objetivo de educar e sensibilizar  a população sobre a importância da preservação ambiental. Segundo a coordenadora geral de Meio Ambiente, Marcele Terra, é desenvolvido um trabalho de conscientização da população, que inclui palestras educativas sobre a fauna marinha, e toda a biota. Além disso, instrui sobre a coleta seletiva; a coleta de lixo regular; consumo consciente dos recursos naturais, incluindo a economia de água e energia, dentre outros.