Vistoria no Paraíba do Sul

Secretaria de Meio Ambiente verificou mancha que surgiu no curso do rio.


10/01/2019 - Meio Ambiente

(Mônica Terra)

Nesta terça-feira, 10, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos foi comunicada que havia uma mancha no curso do Rio Paraíba do Sul próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae). A secretária da pasta, Joice Pedra, o subsecretário, Luiz Fernando Duarte, a coordenadora de Meio Ambiente, Marcele Terra e a equipe técnica da secretaria foram ao local verificar o ocorrido.

Após vistoria na área, ficou constatado que não houve dano ambiental, pois se tratava de uma mancha proveniente da extração e lavagem de areia retirada no leito do Rio Paraíba do Sul, oriunda da decomposição de matéria orgânica. A secretária manteve contato com o proprietário do Areal Hebruf, que está em operação no local, e verificou que a mesma possui Licença Ambiental de Operação, emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). 

- Nossa primeira ação, antes de identificar o problema, foi entrar em contato com a Cedae, que por precaução, paralisou temporariamente a captação de água e realizou a limpeza do sistema, a fim de garantir a qualidade do fornecimento de água, que já foi restabelecido - frisou Joice Pedra.