Concluído treinamento dos guarda-vidas

Atividade aconteceu, nesta quinta-feira, no Açu; no decorrer da semana foi realizada, também, em  Atafona e Grussaí


10/01/2019 - Segurança

Previous Next

(Márcio Fernandes)

Nesta quinta-feira, 10, no Açu, aconteceu o último dia de treinamento dos 65 guarda-vidas da Defesa Civil de São João da Barra que atuam nas praias do município no verão 2019. Na última terça-feira, 8, o treinamento foi realizado em Atafona e, na quarta-feira, 9, em Grussai. A equipe está nas praias de quinta-feira a domingo das 8h às 17h (exceção na próxima terça-feira, 15  dia de Santo Amaro).

O subcoordenador de Defesa Civil, Wellington Barreto, destacou que o treinamento consistiu em duas corridas, de 800 metros e 100 metros, e um quilômetro de natação. Também fez parte do treinamento o uso de reboque com vítima, aula de noções básicas em afogamento e primeiros socorros. As equipes de Atafona e Grussai contam com lancha, Jet ski, e mais um quadricículo para supervisão e apoio, junto ao projeto Orla Segura. Para a equipe do Açu foi destinado um quadriciclo.

Na quinta-feira da semana passada, a equipe do Pontal fez um treinamento especial de entrada e saída da foz. Um dos guarda-vidas mais antigos da equipe, Djalma Fernando, 37 anos, há 18 na profissão, conta já ter regatado em torno de 200 banhistas nas praias do litoral de São João da Barra. “Nesse período vi muitos abusos. É uma atividade que exige bastante disciplina, dedicação e preparo físico”, diz ele.