Dia Internacional do Voluntário é celebrado em SJB

Ações nas áreas de saúde, trabalho, meio ambiente e recreação foram realizadas junto à comunidade do Açu

05/12/2018 - Assistência Social

(Gabriela Hintz)

No Dia Internacional do Voluntário, 5 de dezembro, foi realizada junto à comunidade do Açu, no quinto distrito de São João da Barra, a nova edição do AbrAÇU, um mutirão de ações e serviços nas áreas de saúde, trabalho, meio ambiente e recreação, em uma iniciativa do grupo de voluntariado da empresa Porto do Açu com o apoio da Prefeitura e da Associação de Moradores do Açu.

O evento aconteceu das 11h às 16h, no campo de futebol Geraldo Nunes Barreto, e contou com serviços de aferição de pressão, glicemia, peso e estatura, além de orientações de saúde bucal e nutrição. A comunidade também contou com orientação para preenchimento de currículo, postura para entrevista de emprego e o passo a passo para cadastro na Rede de Empregabilidade do complexo portuário do Açu.

Para o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Alex Caetano, foi um dia de celebrar o próximo. “Vivemos em um mundo onde o individualismo está cada vez mais presente e esse evento veio nos chamar a atenção para o outro, o que podemos fazer pelo próximo, o que cada um pode doar para o outro”, ponderou.

Também foram realizadas oficinas de reciclagem e compostagem e palestra com informações sobre os animais da região. Para o público infantil, a estação de recreação teve brincadeiras educativas, como boliche de garrafas pet, futebol de pano e passa anel. Toda a ação foi feita por voluntários da Porto do Açu e contou, também, com a participação da comunidade local.

“Levar saúde, educação e lazer para a comunidade é tão importante quanto promover esta troca positiva entre o nosso colaborador e o morador do Açu. Como o maior empreendimento da região, temos o compromisso de estimular o conhecimento e o desenvolvimento em nosso entorno", salientou a coordenadora de Responsabilidade Social da Porto do Açu, Izabel Sousa.

Durante o evento teve, ainda, dia de beleza, com serviços de corte de cabelo e manicure e a doação para a comunidade de mais de mil peças de roupas recolhidas através de parcerias locais.