Escolas de SJB participam da Fecti

Evento acontece nesta sexta-feira e no sábado, no Rio de Janeiro

30/11/2018 - Educação

(Mônica Terra)

Alunos de três escolas da rede municipal de ensino de São João da Barra que tiveram seus trabalhos científicos selecionados na Feira Municipal de Meio Ambiente (Femucti), realizada em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, estão participando nesta sexta-feira, 30, e sábado, 1, da XII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), que acontece no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus Maracanã, no Rio de Janeiro.

A escola Amaro de Souza Paes, primeiro lugar na Femucti, apresenta o projeto "Biodiesel: reaproveitamento de óleo de cozinha". Os alunos Herick Alexandre Neves Gonçalves, Lauany de Abreu Barreiro e Lucas do Espírito Santo Tavares foram orientados pelos professores Fábio da Silva Castanheira e Patrícia Rodrigues de Paula, e estão no Rio de Janeiro acompanhados da professora Josimara Silva Lessa.

Em segundo lugar na Femucti, a escola Chrisanto Henrique de Souza, situada no Açu, 5º distrito, apresenta na Fecti a temática: "Cárie dentária – uma questão de saúde", ministrada pelas estudantes Juliana Nunes Gomes; Franciellen Almeida Rangel; Jamily da Silva Pereira, orientadas pela professora Lis Peixoto Rocha.

E o terceiro lugar, a escola José Alves Barreto, de Mato Escuro, apresenta o tema: "Direito à saúde no Brasil: Fake News e as baixas coberturas vacinais", com as alunas Ynayara Gabriele Machado de Almeida; Karla Libian Rangel da Silva; Maria Eduarda da Silva dos Santos, com a orientação da professora Amanda de Oliveira Ferreira e da diretora Claudia Oliveira.

Na categoria Ensino Médio, estão presentes na Fecti os alunos bolsistas que integram o Programa Jovens Talentos para a Ciência, Maria Eduarda Fernandes da Silva, Edmardo Jhonnatan Ribeiro Pinto, Marcos Vinicius da Silva, com o projeto de pesquisa: “Atafona, até quando?”, que tem a orientação da pedagoga Deise Márcia Santos.

- Estamos felizes com a participação de nossos alunos neste grande evento da Ciência, que é a Fecti. Nossos professores e gestores fazem a sua parte, de orientar e impulsionar o gosto pelo saber científico. Apostamos no futuro, e quem sabe teremos grandes cientistas em nosso município - ressaltou o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno.

O resultado da Fecti será comunicado no domingo. “Estamos ansiosos, mas o que está valendo é a participação. Estar aqui entre tantas escolas do estado já é uma grande vitória”, disse o coordenador de projetos ambientais da Semec, Marcelo Almeida.