Diabetes  foi tema de evento em Grussaí

Ação foi realizada na  unidade da Estratégia Saúde da Família 


14/11/2018 - Geral

Previous Next

(Gabriela Hintz)

A Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio da coordenação municipal do Programa de Hipertensão e Diabetes (HiperDia), realizou nesta quarta-feira, 14, o evento, “Diabetes diz respeito a toda família - Sem medo, controlar é o segredo, na unidade da Estratégia Saúde da Família de Grussaí.

O evento fez alusão ao Dia Mundial do Diabetes, e contou com palestra, medição de glicemia, aferição de pressão arterial, medidas antropométricas, atividades físicas e café da manhã.  O objetivo foi destacar o apoio familiar ao portador da doença, com acompanhando do tratamento e do seu dia a dia para o controle da hiperglicemia, evitando complicações.

Na ocasião foi implantado na unidade de Estratégia de Saúde da Família de Grussaí o Programa do HiperDia-DCNT (Doenças Crônicas não Transmissíveis), possibilitando aos pacientes diabéticos e hipertensos daquela região  o acompanhamento e tratamento pelos profissionais de saúde da ESF.

A coordenadora do programa, Cátia Assis, destacou a importância da família para o sucesso do tratamento dos pacientes. “A família tem a responsabilidade de controlar a hiperglicemia do seu ente diabético para que não surjam complicações”, salientou.

O programa HiperDia conta com a distribuição dos medicamentos Captopril 25mg, Hidroclorotiazida25mg, Propranolol40mg, Losartana50mg, Glibenclamida5mg, Metformina850mg, Insulina NPH e insulina regular. Para ter acesso a medicação é necessário procurar o ESF Centro de Grussaí para realização de cadastro, portando a receita médica e o cartão SUS