Reunião do Cosemma em São João da Barra

Secretários de Meio Ambiente de 12 municípios participaram do encontro, que escolheu a nova diretoria do conselho para o biênio 2019/2020


13/11/2018 - Meio Ambiente

Previous Next

(Elder Amaral)

Secretários de 12 municípios estiveram presentes na reunião ordinária do Conselho dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Norte e Noroeste Fluminense (Cosemma-NNF), na terça-feira, 13, no Cine Teatro São João, em São João da Barra, para debater mudanças no estatuto e criar uma nova diretoria para o Biênio 2019/2020.

Os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Miracema, Natividade, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e São José de Ubá foram representados.

A chapa foi composta por Marcos Paulo Pinho de Oliveira, de Natividade, como presidente; Ilsomar Soares, de São Francisco de Itabapoana, na vice-presidência; Wagner Coutinho, de São José de Ubá, secretário; Elvaldo Gonçalves Júnior, de Bom Jesus do Itabapoana, tesoureiro. No dia 11 de dezembro, em Itaperuna, às 10h, será aprovada a composição da chapa, assim como aprovação da mudança no estatuto do conselho.

“É muito importante para o nosso município participar do Cosemma, pela integração com os municípios do Norte e Noroeste Fluminense, na busca por possíveis soluções para as questões ambientais relevantes para o desenvolvimento sustentável”, destacou a secretária de Meio Ambiente e Serviços Público de São João da Barra, Joice Pedra.

Joice acrescentou, ainda, que a cada mês é feita uma reunião em um dos municípios com objetivo de levantar os problemas e as dificuldades da gestão ambiental municipal, além de trocar experiências e buscar soluções.

“Hoje estamos debatendo alterações no estatuto interno para, em outra data, dar posse à nova diretoria. Receber esses representantes em nossa cidade significa mostrar nossa representatividade nas ações ambientais”, concluiu.

O conselho tem por finalidade articular, deliberar e planejar todos os assuntos pertinentes ao desenvolvimento, ampliação e efetivação das políticas ambientais da região Norte e Noroeste fluminense. Também compete ao Cosemma promover a deliberação e a interlocução entre as secretarias municipais de Meio Ambiente da região e junto aos órgãos competentes do Estado do Rio de Janeiro (SEA-Inea), da União (MMA-Ibama-ICMbio) e seus respectivos fundos, bem como das representações das municipalidades (Anama, Aemerj), dentre outros e mais atividades inseridas no estatuto.

Após a composição da chapa, os representantes participaram de um passeio de escuna com o projeto Barca da Ciência, pelo rio Paraíba do Sul, chegando até a Ilha de Convivência, em São Francisco do Itabapoana, com a presença do historiador sanjoanense André Pinto.

Marcos Paulo Pinho de Oliveira, presidente no próximo biênio, destacou a importância da ajuda de todos os municípios.

“Representar o Norte e Noroeste Fluminense e meus companheiros no Cosemma é de grande importância, fortalecendo ainda mais o Meio Ambiente. A contribuição de todos é muito importante. Espero que na próxima gestão possamos ter grandes conquistas”, finalizou.