Curso de Operador de Tratores Agrícolas

Participaram oito pessoas e iniciativa foi uma parceria entre Secretaria de Agricultura e Senar


07/11/2018 - Agricultura

Previous Next

(Maurício Barreto)

Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de São João da Barra e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ofertou a agricultores do município o curso de Operador de Tratores Agrícolas, com cinco dias de duração e 32 horas de carga horária. Participaram oito pessoas, produtores e filhos de produtores, e as aulas aconteceram no quinto distrito do município, entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro.

O objetivo foi explicar, na teoria e na prática, a operação da máquina e seus acessórios/componentes de forma eficiente e segura; verificar os equipamentos; demonstrar as habilidades necessárias e os principais conceitos de segurança, prevenindo contra acidentes, danos à máquina e eliminando possíveis situações de risco.

O secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, afirma que pela primeira vez no município os agricultores tiveram a oportunidade de fazer um curso deste nível, gratuitamente e com certificado do Senar. "O aproveitamento dos participantes foi considerado excelente, sendo elogiado pelo instrutor Lourenço Pereira, que os classificou como extremamente aplicados. O diferencial aqui em São João da Barra foi a participação de duas alunas em uma área geralmente predominada pelo sexo masculino, sendo considerada uma grata surpresa pelo articulador do Senar em Campos dos Goytacazes, Frederico Monteiro", destacou.

A parceria com o Senar deverá prosseguir em 2019, com a solicitação por parte da Secretaria de Agricultura de 15 novos cursos, que serão divulgados a partir do próximo mês. "Precisamos oferecer oportunidade aos agricultores para que consigam aprimorar seus conhecimentos e produzir com mais qualidade, mais quantidade e menos custos. Isso irá culminar com a melhoria de renda para estas famílias", relatou a gerente de Projetos da Secretaria Municipal de Agricultura, Marcela Toledo.

Em relação à participação das mulheres no curso de Operador de Tratores Agrícolas, Osvaldo Barreto associa ao trabalho desenvolvido pela Secretaria no fortalecimento das mulheres agricultoras, através do Projeto Mulheres em Campo. Uma delas é Maria Elizangela de Almeida. "Fico muito feliz pela oportunidade. O lugar da Mulher é onde ela quiser", disse.

O Secretário finalizou afirmando que este trabalho de qualificação profissional voltado para produtores rurais e suas famílias trazem resultados que podem melhorar ainda mais a vida na área rural de São João da Barra.