São João da Barra faz adesão ao Lidera Rio

Objetivo do Programa é qualificar servidores com foco no empreendedorismo 


06/11/2018 - Trabalho e Renda

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, assinou, no dia 26 de outubro, o termo de adesão ao programa Lidera Rio, desenvolvido pelo Sebrae e voltado à formação de líderes públicos com foco em resultados. Por meio da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Superintendência de Comércio, Serviços e Empreendedorismo - o município irá qualificar servidores municipais com direcionamento ao empreendedorismo.

 “O Lidera Rio permitirá aos secretários e servidores municipais ter acesso a técnicas de incentivo para o desenvolvimento do planejamento estratégico, conhecendo as tendências do setor público e gestão de projetos e metas, além dos processos e tecnologia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Luiz Paulo Madureira.

Durante o Lidera Rio, serão elaborados e apresentados projetos seguindo os eixos do programa: planejamento urbano para o desenvolvimento; ambiente de negócios; sustentabilidade e resiliência; ambiente de negócios e diversificação da matriz econômica.

O cronograma vai contemplar três etapas, ao longo de 26 semanas. A primeira, com 12 semanas, será de capacitação e terá seis disciplinas-chave: estrutura de gestão municipal; desenvolvimento de liderança; planejamento estratégico; tendências do setor público; gestão de projetos e metas e processos e tecnologia. Em seguida, serão promovidas oficinas de desdobramento, por duas semanas. A última fase prevê o monitoramento dos alunos durante 12 semanas, com mentoria de um especialista ao longo do projeto e visita ao para acompanhar sua implementação.

“São João da Barra está em ampla expansão econômica e empresarial e o objetivo do Lidera Rio é promover a qualificação dos servidores municipais em um programa que irá trazer ao município vantagens competitivas, desenvolvendo suas potencialidades com o foco econômico e elevando a cidade a patamares de desenvolvimento de uma grande metrópole” destacou o superintendente de Comércio, Serviços e Empreendedorismo e agente de Desenvolvimento Luciano Barreto.