Sala do Empreendedor é tema de reunião

Encontro integra as ações em São João da Barra do programa Cidade Empreendedora

11/09/2018 - Geral

(Gabriela Hintz)

Integrantes do Núcleo Executivo Operacional (NEO) – formado por membros diversas secretarias municipais – se reuniram nesta terça-feira, 11, no gabinete da prefeitura, em São João da Barra, na consultoria “Sala do Empreendedor”, que faz parte das atividades do Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae.

O tema foi apresentado pela consultora Maria Cristina da Paz e abordou questões como capacitação da equipe de trabalho, estruturação e alinhamento do espaço físico, apoio e acompanhamento da Sala do Empreendedor.

“A Sala do Empreendedor é um espaço aberto para orientação, capacitação e formalização, visando o desenvolvimento dos pequenos negócios, estimulando a sustentabilidade desses empreendedores e trazendo recursos para o município”, explicou a consultora.

Desde o dia 27 de agosto a sala já está em funcionamento junto à Superintendência de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, na BR-356, próximo à 145ª Delegacia de Polícia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone é (22) 2741-4697 – ramal 36.

Segundo o agente de Desenvolvimento, Luciano Barreto, o espaço tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitando a abertura de novas empresas, regularização das atividades informais e oferecendo serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).

O encontro contou com a presença do coordenador executivo local do Programa Cidade Empreendedora (Sebrae), vice-prefeito Alexandre Rosa, dos agentes de desenvolvimento e representantes das secretarias que integram o NEO, além da consultora de políticas públicas do Sebrae/RJ, Adriana Barreto, e do  analista do Sebrae, Fabrinio Gioffi Luiz.

O programa é uma iniciativa do Sebrae/RJ, desenvolvida em 11 municípios do estado do Rio que visa engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial nas prefeituras.