Comemorações pela Independência do Brasil em SJB

Solenidade de hasteamento de bandeiras e desfiles, nesta sexta-feira, 7 de setembro, aconteceram na sede do município

07/09/2018 - Educação

(Mônica Terra)

As celebrações pelos 196 anos da Independência do Brasil, em São João da Barra, foram encerradas nesta sexta-feira, após uma semana de desfiles por diversas localidades. A abertura aconteceu na praça São João Batista com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, com a participação da prefeita Carla Machado, do capitão-tenente da Marinha, Ivan  Corrêa , vereadores, secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, demais autoridades municipais e comunidade sanjoanense. A solenidade contou com a participação da Banda União dos Operários.

A programação seguiu com abertura da exposição sobre a Independência do Brasil, na Casa de Câmara e Cadeia, com o tema: “1822, a construção de uma nação”, que vai até o dia 30/09, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 12h, sábados, domingos e feriados. Em seguida, o desfile cívico e militar animou os presentes na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal, Maçonaria, Rotary Clube e o 129° Grupo Escoteiro do Mar foram os primeiros a desfilar.

As escolas municipais Domingos Fernandes da Costa, Educandário Santa Cecília, Ciep 265 - Professora Gladys Teixeira expuseram na avenida temas como: leitura e escrita; exploração sexual infanto-juvenil; contação de histórias; tecnologias; além dos projetos desenvolvidos nas unidades como Acelera, Boletim Legal, Obmep e outros. O Instituto Federal Fluminense (IFF) - Campus São João da Barra -também participou.

A banda Municipal de São João da Barra abrilhantou o evento, assim como as bandas de fanfarra Amaro de Souza Paes; Banda marcial josé Alves Barreto; Carlito Chagas; Ubaldo Senna; banda marcial Derly Machado.

Jorge Azevedo, morador da sede do município, esteve presente e assistiu às homenagens à Independência do Brasil. “Tenho o costume de assistir aos desfiles, especialmente as bandas marciais e de fanfarras , pois lembram meus tempos de músico na banda União dos Operários. É muito bom ver esses jovens aprendendo a tocar tantos instrumentos”, disse.

“O amor a Pátria foi retratado esta semana no empenho de nossos alunos e gestores, que não mediram esforços para prestar esta linda homenagem ao nosso país. Acreditamos em um país mais justo e ético, então é importante esta reflexão sobre o patriotismo e cidadania”, frisou a prefeita Carla Machado.