Campanha de doação de sangue

Unidade móvel do hemocentro estará em são João da Barra dia 28 de agosto


16/08/2018 - Saúde

(Fabrício Berto)

Voluntários de São João da Barra podem se preparar para mais uma campanha de doação de sangue, no dia 28 de agosto, das 8h às 15h, na unidade móvel do hemocentro, que será instalada em frente ao ginásio municipal, próximo à Prefeitura.

A finalidade é abastecer o banco do hemocentro do Hospital Ferreira Machado, que presta atendimento à região. Na primeira campanha de 2018, realizada no dia 24 abril, foram coletadas 67 bolsas de sangue. Em 2017, em duas campanhas, em maio e setembro, 125 bolsas.

Os doadores terão que estar em boas condições de saúde (garantindo a qualidade do sangue para as pessoas que receberão) e ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, e que as pessoas com menos de 18 anos estejam acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização).

Pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original emitido por órgão oficial também estão entre os requisitos necessários para doação de sangue.

A campanha, desenvolvida e uma parceria entre o Hospital Ferreira Machado, Projeto Vidas sem Fronteiras, iniciativa privada e Prefeitura de São João da Barra, por meio das secretarias de Saúde, Obras e Serviços, Transportes e Trânsito (Demutran) e Ordem Pública (Guarda Municipal), é importante para suprir o estoque de sangue do Hospital Ferreira Machado, evitando dessa forma cancelamento de cirurgias e de procedimentos diversos.