Semana da Juventude e do Estudante

Vários eventos voltados ao público jovem acontecerão em São João da Barra a partir desta sexta-feira

09/08/2018 - Assistência Social

(Maurício Barreto)

O Dia do Estudante e o Dia Nacional da Juventude, comemorados respectivamente em 11 e 12 de agosto, serão lembrados em São João da Barra com a realização da Semana da Juventude e do Estudante. A programação, entre os dias 10 e 17, é desenvolvida pela Coordenação Municipal da Juventude e engloba, entre outros, eventos culturais, esportivos, solidários e palestras sobre diferentes temas.

Na abertura da programação, nesta sexta-feira, 10, às 19h, na pista de skate próxima ao Ciep Gladys Teixeira, haverá uma roda de cultura com participação de skatistas e integrantes do movimento hip hop. Sábado, a partir das 13h, serão distribuídos agasalhos às famílias em estado de vulnerabilidade social.  A ação é o complemento da Campanha do Agasalho 2018.

Fechando o final de semana, na noite de domingo, às 20h30 – após a missa na matriz– acontecerá o Sarau Cultural da Juventude, na praça do padroeiro São João Batista, com apresentação de academias de dança do município e da centenária banda União dos Operários.

Segunda-feira, 13, às 9h, será lançada oficialmente a oficina de remo “Rema Barra”, no Cais do Imperador, no centro da cidade, e haverá turismo ecológico com o projeto Barca de Ciência pelo rio Paraíba do Sul. Terça-feira, 14, no Cine Teatro São João, às 10h, palestra com o tema “Desafio da adolescência: a dor e o prazer de ser jovem”, ministrada pela psicóloga, psicanalista e doutoranda em Políticas Sociais pela Uenf, Denise Gondim.

Durante todo dia, na quarta-feira, 15, palestra com o IFF com tema Oportunizar, entre 9h e 12h. À noite, empreendedorismo será o assunto enfocado, das 18h30 às 20h30. Na quinta-feira, 16, de 10h a 14h, no Cine Teatro São João, haverá apresentação teatral.

Fechando a Semana, na sexta-feira, durante todo o dia, vários eventos movimentam a sede do município. Entre eles, apresentação teatral, 9h30 e 14h, e torneio de skate e oficina de grafite, às 18h30.

“Ao comemorar essas datas tão significativas, a preocupação foi elaborar uma programação diversificada, com assuntos e ações que possam despertar o interesse dos jovens e vir a somar no seu cotidiano”, destacou o coordenador municipal da Juventude, João Filiphe Amaral.