Inserção do sanjoanense no mercado de trabalho

Balcão de Oportunidades contabiliza mais de 7 mil currículos cadastrados e vem mantendo contato permanente com RH das empresas


08/08/2018 - Trabalho e Renda

(Maurício Barreto)


A atuação do Balcão de Oportunidades, desenvolvido pela Prefeitura de São João da Barra, vem sendo fundamental na expansão do número de vagas de trabalho ocupadas por sanjoanenses nas empresas que atuam no complexo portuário do Açu. Servindo como fonte oficial de consulta para a aquisição de mão e obra, o setor disponibiliza à população a possibilidade de cadastro de currículo tanto na forma presencial como on-line (https://prefeiturasjb.wixsite.com/curriculos), contabilizando em um período de um ano mais de 7 mil inscritos.

Números apresentados pela Superintendência de Trabalho e Renda – órgão subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico –, responsável pela gestão do Balcão e Oportunidades, mostram que atualmente 59% dos trabalhadores no canteiro de obras da construção da primeira termelétrica dentro do Porto são sanjoanenses.

“Esses dados nos foram fornecidos pela empresa Andrade Gutierrez, responsável pela obra, e mostram, ainda, que 33% desse universo de 59% de trabalhadores atuando na construção são oriundos do Balcão de Oportunidades”, destacou o superintendente de Trabalho e Renda, Sávio Sabóia.

O processo que pode levar à tão sonhada vaga de emprego começa pelo cadastro do currículo no Balcão de Oportunidades e prossegue, de acordo com o superintendente, com um minicioso trabalho junto ao setor de RH das empresas e, nesse período de início da implantação da termelétrica, com a empresa GNA, responsável pelo empreendimento.

A intenção, de acordo com o superintendente, é receber de forma prioritária as demandas de mão e obra que estão surgindo. “Isso já vem acontecendo e permite enviar os currículos de moradores do município disponíveis em nossos cadastros, que são avaliados para possível contratação. Restando ainda vagas, as empresas utilizam outras políticas de busca por mão de obra qualificada, para que possam cumprir o cronograma de contratação imposto pela celeridade da obra”.

Considerando ainda esta celeridade da obra, o Balcão de Oportunidades lançou recentemente um recadastramento geral de currículos de sanjoanenses, visando justamente preencher essas vagas que ficam disponíveis pela falta de quantitativo de currículos. Entre as profissões estão, por exemplo, carpinteiro, armador e operador de equipamentos pesados.