Escolas de SJB realizam pré-conferências do PME

Resultados das pré-conferências serão debatidos na Conferência Municipal de Educação que acontecerá em Outubro

03/08/2018 - Educação

(Mônica Terra)

Durante a primeira semana de agosto, as 38 unidades de ensino da rede municipal de São João da Barra se mobilizaram para promover pré-conferências a fim de debater o Plano Municipal de Educação (PME) visando a Conferência Municipal de Educação, marcada para 25 de Outubro. Participaram da ação pais, professores, técnicos, profissionais de ensino e grêmios estudantis.

As pré-conferências têm o objetivo principal de analisar o PME, apontando o que precisa ser aprimorado e recebendo sugestões sobre as metas e estratégias para a Educação, além de preparar os envolvidos para a Conferência Municipal, que fará um debate mais profundo de avaliação e monitoramento do PME.

De acordo com o coordenador, Cláudio Adão Andrade, a Secretaria de Educação e Cultura pretende fazer com que a comunidade educacional se aproprie do Plano Municipal de Educação, que foi promulgado em 2015, mas que ainda é desconhecido por um grande percentual de educadores.

Nas pré-conferências também foram eleitos representantes de cada instituição por categoria para levar as conclusões de suas escolas ao debate no dia 25 de Outubro.

Na Conferência Municipal também será instituído o Fórum Permanente de Educação, composto por representantes de escolas municipais, estaduais, Instituto Federal, associação de moradores e sociedade civil.

– A Conferência será um momento de rica análise, de trocas, onde poderemos expor como se encontra a Educação no município, o que regrediu, o que avançou, onde é preciso modificar – disse o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno.